Bem Vindo!!!!


Seja bem-vindo ao blog Carroça à vapor do Tio Tomás


Blog criado por Lucas Israel e Herbert Adriano, em cumprimento, a disciplina "Metodologias Ágeis" do 6º período do curso de Sistemas de Informação, ministrada pelo Prof. Eduardo C. Melo

Doações podem ser entregue aos administradores do Blog.

Abraços!



segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CyberBullying


        Todos sabem como as crianças e jovens são capazes de praticar pequenas e grandes perversões; deboches, apelidos... Isso não é de hoje, mas a maneira de ser encarado pelos médicos e professores vem mudando. Essas atitudes são chamadas de bullying (do inglês - intimidar, amedrontar) e sua principal características é que a agressão é sempre intencional e repetida muitas vezes.

        Com o grande avanço da tecnologia,o problema ganhou nova cara: e-mails ameaçadores, torpedos com mensagens e fotos depreciativas, mensagens negativas em sites de relacionamento ganharam o nome de Cyberbullying.

        E convenhamos, existem vários fatores que tornam o cyberbullying pior que o bulllying.

        * Na rede, as provocações às vítimas são permanentes, enquanto no bullying eram somente nos momentos de convívio dos jovens;

        * Nos sites de relacionamento, onde acontece a maioria das agressões, pode ser difícil a identificação dos agressores.

        * Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas da internet e celular, e muitas vezes se expõem mais do que devem.

        O Cenário desse problema é alarmante, é mais alarmante ainda é a forma como o problema vem tomando dimensão assustadora.
         Para ilustrar este cenário, uma recente pesquisa feita com 2.000 estudantes de 12 a 19 anos vítimas de cyberbullying nos Estados Unidos, revelou que mais de 20% desses adolescentes já tentaram suícidio.

Fonte: http://www.cyberbullying.us/cyberbullying_and_suicide_research_fact_sheet.pdf
       
Mesmo quando a agressão é virtual, o estrago é real.

.

.

.

.







5 comentários:

  1. Hoje o Bullying ganhou uma nova forma ainda mais prejudicial, as redes sociais como foi citado no texto. As escolas são os locais em que o bullyng é mais frequente, consequentemente o CyberBullying também. Em vários casos as vítimas mudam de escola, de bairro, de cidade, de emprego. O cyberbullying não atinge somente alunos, está cada dia mais comum as agressões a professores que antes eram tão respeitados, vistos como exemplo a ser seguido. Creio que isso tende a piorar pois os pais estão cada vez mais sem controle sobre a educação de seus filhos.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que o CyberBullying, tende a piorar pelo fato de que adolescentes introduzem cada mais vez mais cedo a internet em suas vidas, ao invés de sairem curtirem a vida estão sempre conectados na internet seja em seus laptops ou mesmo em seus celulares, alguns deles sentem o prazer de estar agredindo pessoas que também tem sua vida exposta em ferramentas de rede social mais que usaam de forma regular as vezes até a trabalho, mais que acabam sendo agredidas psicologicamente.Acho que este assunto deveria ser tratado com mais frequencia não só aqui pela internet mais por todos os meios de comunicação,pois este assunto se não concientizado só tem a crescer e prejudicar mais pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Estas pessoas que difamam as outros, tem que responder perante a lei porque a internet foi feita para ajudar as pessoas, já existe varios tipos de preconceito, ameaça e td mais no mundo real, agora passa a ser no mundo virtual tbém...

    ResponderExcluir
  4. Esse crime é antigo, só que agora potencializado pela capacidade de disseminação da internet...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com voçe Eduardo, mas a vitima também pode tomar providencias como blooquear estes usuarios para que não recebam mais esse tipo de mensagem ou nos que estamos formando na area tecnologica possa fornecer ferramentas melhores contra siituaçoens como essa.

    ResponderExcluir