Bem Vindo!!!!


Seja bem-vindo ao blog Carroça à vapor do Tio Tomás


Blog criado por Lucas Israel e Herbert Adriano, em cumprimento, a disciplina "Metodologias Ágeis" do 6º período do curso de Sistemas de Informação, ministrada pelo Prof. Eduardo C. Melo

Doações podem ser entregue aos administradores do Blog.

Abraços!



segunda-feira, 29 de novembro de 2010

10 Dicas!

1º - Todo programador tem que saber lógica de programação, não existe programador sem lógica.

2º - Ninguém quer te ajudar, a não ser que a pessoa que você pediu ajuda ganhe algo com isso. As pessoas já tem problemas demais para ficar resolvendo os seus.

3º - Você sempre será um estudante. Sempre tem algo à aprender.

4º - Você não é pior que ninguém, e ninguém é melhor que você. Todos nos somos inteligentes, ninguém é "burro". Apenas algumas pessoas são mais estudadas que você.

5º - Você não tem que gostar de ler, mais também não pode odiar. Você pode não gostar de ler um livro com tema amoroso, ou dramático, mas um livro sobre programação ( Que é o que você estuda ) você temque gostar. Se não gostar... porque está tentando aprender à programar?

6º - Qual é seu objetivo? Aprender à programar ou criar um keylogger? Ou um Trojan ? Ou um cheat para trapacear um jogo? Se quer mesmo aprender a programar dedique à aprender e não à seguir tutoriais com códigos prontos e copiar e colar sem saber o que faz.

7º - Se você acha que está muito difícil aprender a programar, calma, descanse depois volte aos estudos e leia novamente, tente entender. Se você acha que não consegue mesmo, desista.

8º - Comece do começo, pra que vai tentar aprender uma coisa avançada se você não sabe nem o básico? Um bom exemplo para isso é a escola, pra que um professor vai ensinar figuras de linguagem aos alunos se eles não sabem nem ler? Tentar aprender pelo avançado de uma vez é idiotice.

9º - De início escolha uma linguagem mais simples. Antes de estudar linguagens de baixo e alto nível, eu recomendo você estudar HTML para você se familiarizar com códigos. Logo, recomendo Visual Basic, Pascal, Python, uma destas linguagens para início.

10º- Pesquise, Raciocine !! Use seu cérebro, não peça programas prontos onde você só se dá o trabalho de colocar seus créditos.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Google Street View

O Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários. Quando foi lançado em 25 de maio de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Agora já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, e Brasil. O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos do modelo Chevrolet Cobalt nos Estados Unidos, Opel Astra na Europa e Austrália, Toyota Prius no Japão e Fiat Stilo no Brasil. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados / acedidos por carros são usadas as Google Bikes.

Brasil
O projeto do Google Street View Brasil surgiu em 2009, quando o Google Brasil fechou acordo com a Fiat para trazer o serviço de captura de imagens de ruas e avenidas chamado "Street View". As cidades de Belo Horizonte e São Paulo, onde o Google tem escritórios no Brasil, Rio de Janeiro e Porto Alegre estão confirmadas para receber o serviço, embora uma das fontes admita que "haverá mais cidades atendidas", sem apontar o número preciso. No dia 3 de julho de 2009, os carros da FIAT, com equipamentos para fotos do Google, começaram a rodar pelas ruas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, e outras, tirando as fotografias.

Carro usado para capturar as imagens

No dia 30 de setembro de 2010, após mais de um ano, a Google Brasil liberou o serviço Street View em 51 cidades dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, incluindo as regiões metropolitanas de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Campinas.

Veja algumas fotos tiradas pela frota de carros do Google:

Um pequeno erro ortográfico
Na hora que ela deixou cair o troco
Depois de um pequeno tropeço
O carro estava passando na hora do acidente


 Para conhecer mais do Google Street View clique aqui

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que é um projeto open source?

O termo open source, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software livre. Genericamente trata-se de software que respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation, compartilhadas também pelo projeto Debian, nomeadamente em "Debian Free Software Guidelines (DFSG)". Qualquer licença de software livre é também uma licença de código aberto (Open Source), a diferença entre as duas nomenclaturas reside essencialmente na sua apresentação. Enquanto a FSF usa o termo "Software Livre" envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo "Código Aberto" sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas.

Projetos de Open Source são aqueles com a finalidade de criar e manter softwares que incluem o código fonte para seus usuários. Dependendo da licença usada, ao baixar e instalar um desses softwares, o usuário ganha o direito de usá-lo para qualquer fim, modificá-lo e redistribui-lo. Ter o código fonte aberto significa que as pessoas podem estudá-lo e muitas vezes incrementá-lo com algo que o software poderia ou deveria fazer. Com isso, muitos usuários acabam incrementando o software com funcionalidades extras ou até aplicando consertos de bugs que possam ocorrer. Esse tipo de software muitas vezes é desenvolvido de forma colaborativa. Desta forma, as alterações que são de interesse comum são compartilhadas para todos os usuários quando o projeto lança uma nova versão estável, e o projeto tende a crescer exponencialmente tornando-se auto-sustentável.

O sistema operacional GNU e GNU/Linux

Criado em 1983 por Richard Stallman e atualmente mantido pela comunidade, o sistema operacional GNU é compatível com o Unix, totalmente aberto e livre. Por GNU entende-se todo um conjunto de aplicativos básicos como interpretadores de terminais texto (também conhecidos como shell), bibliotecas de programas, compiladores, editores de textos, ambientes gráficos (como o Gnome) etc.
Esse conjunto é atualmente empacotado usando o kernel Linux, de Linus Torvalds, desenvolvido por ele em 1991. Ele é vendido na caixinha, revistas de informática ou via download, na forma de distribuições, em que cada empresa ou fundação seleciona os aplicativos mais utilizados pelo seu público alvo. Exemplos de distribuições GNU/Linux são Ubuntu, Debian, Red Hat e Mandriva.
A distribuição GNU/Linux Madriva com o ambiente gráfico KDE
O ambiente gráfico Gnome

Gnome (acrônimo para GNU Network Object Model Environment) é um ambiente gráfico desktop gratuito e livre para sistemas UNIX ou Unix-like (como são chamados os sistemas parecidos com Unix, como o GNU/Linux). É o ambiente desktop oficial do projeto GNU e vem incluído em muitas distribuições GNU/Linux e BSD. Um ambiente gráfico desktop permite ao usuário usar o mouse (e não comando de terminal) e interagir com as janelas do Linux.
O projeto Gnome nasceu em agosto de 1997, quando Miguel de Icaza decidiu criar um ambiente desktop inteiramente livre para sistemas livres.
O ambiente gráfico Gnome
A suíte de escritório OpenOffice.org ou BrOffice.org

OpenOffice.org é uma suíte de aplicativos para escritório multiplataforma compatível com o Microsoft Office. A suíte é baseada em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em agosto de 1999. O código fonte da suíte foi liberado dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice.org. O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.
No Brasil, o nome "OpenOffice.org" gerou uma disputa judicial com uma empresa do Rio de Janeiro que já havia registrado a marca "Open Office", e por isso em 25 de Janeiro de 2006 o programa passou a ser chamado aqui de BrOffice.org.
O Writer, processador de textos da suíte OpenOffice.org
O navegador de internet Mozilla Firefox

Mozilla Firefox (inicialmente conhecido como Phoenix e, posteriormente, como Mozilla Firebird) é um navegador livre e multiplataforma desenvolvido pela Mozilla Foundation com ajuda de centenas de colaboradores.
Maior concorrente do Internet Explorer, da Microsoft, esse navegador substituiu o Mozilla, que havia sido criado a partir do código fonte do Netscape Navigator.
O navegador de internet Mozilla Firefox  


quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mesa sensível ao toque

Há cerca de uma semana, os caras do blog Table.Connect divulgaram uma foto do que seria um iPhone com tela de 58 polegadas. Já que muitos não sabiam exatamente se o gadget gigante funcionaria, agora há também um vídeo para comprová-lo.

Até então, não se sabia como funcionaria a mesa, apenas que seria compatível com a quarta geração do smartphone da Apple (com jailbreak), e que a equipe estaria trabalhando na versão alfa do software.

É realmente para deixar malucos os fãs da maçã, mas não somente eles. O vídeo é curto, mas vale a pena conferir. Nesta quarta-feira, o Engadget mostrou o vídeo do Table.Connect, enaltecendo o super gadget, mas questionando sua real utilidade e praticidade.

A mesa se conecta com o smartphone pelo seu conector de 30 pinos da Apple e permite os mesmos movimentos que o usuário pode fazer em seu telefone, como passar pelas telas de início, abrir aplicativos e dar zoom em fotos. O software, porém, ainda continua em desenvolvimento. Mas não adianta se animar muito por enquanto. Os caras do Table.Connect ainda não informaram nada sobre preços ou disponibilidade para compra.

Confira algumas fotos:


Mesa permite os mesmos movimentos que o usuário pode fazer em seu telefone, como passar pelas telas de início, abrir aplicativos e dar zoom em fotos

A mesa se conecta com o smartphone pelo seu conector de 30 pinos da Apple
É possível até jogar Angry Birds pelo gadget gigante

Fonte: Terra Tecnologia